18.8.11

Os destacados carrregadores de pastas e mochilas

O perfil do universitário gaúcho é o de um estúpido mediano que não é capaz de olhar para o lado.

Duas senhoras entraram no D43, linha de ônibus que liga o centro de Porto Alegre ao Campus do Vale da UFRGS, no horário da tarde. O veículo estava cheio daquilo que se chama de a "elite intelectual" do Estado. Mas o fato é que nenhum destes destacados portadores de mochilas e camisetas da Universidade, de cursos e laboratórios, se deu ao trabalho de levantar ao ver as senhoras.

Do mesmo modo, a moça que estava sentada em minha frente não "deu bola" por eu estar de pé, a segurar um calhamaço em uma mão - uma dessas malditas teses de 400 páginas, de folha A4 - e carregar a mochila no ombro do outro braço. Num ônibus cheio. Igualmente, outros estudantes que estavam sentados também não se preocuparam com seus colegas de Universidade que estavam de pé, a carregar mochilas dependuradas em um dos ombros.

Que sorte de professores, engenheiros, químicos, arquitetos, nutricionistas e publicitários podemos esperar dessa massa bem instruídos de ignaros? Que tipo de cidadania podemos esperar quando a nossa futura "elite" ocupacional (em alguns casos, elite econômica e social, também) não consegue nem ser educada.

Se o povo é burro, não sabe votar, é ignorante, o que podemos dizer das nossas classes média e alta?

Nenhum comentário: