29.10.07

Sobre as eleições para o Diretório Acadêmico da História da UFRGS

Mais uma disputa pelo CHIST. Alguns ficaram simplesmente loucos com o curso das coisas. O que deveria articular o pessoal acaba servindo para criar rixas, algumas pessoais, inclusive. Talvez se possa chamar isso de apropriação de um sistema vigente e a produção de um sistema muito próximo ao que aos poucos se extingue - algo próximo a revitalização de um sistema de D.A. tosco.
Eu não entendo. Se todos os lados querem tomar parte, numa relação horizontal entre os que estão juntos, defender uma forma democrática, então, para que fazer chapas e disputar eleições? Não é mais fácil todo mundo se juntar em cículo e decidir o que fazer?
As únicas coisas que me vêm em mente são: 1 - defende-se eleições e chapas porque elas garantem ao vencedor a centralidade da organização; 2 - com os votos, os quais garantem a legitimidade do sistema, o partido vencedor pode se dizer representante legítimo do curso e, assim, levantar as bandeiras que quiser "em nome dos/ representando os estudantes todos".
Essas eleições, para mim, são antidemocráticas e não favoressem a formação da autonomia dos participantes.

4 comentários:

Anônimo disse...

Assino embaixo!

Abraços

Anônimo disse...

Tuas colocações são sempre contundentes, mas, ao mesmo tempo, pertinentes. O CHIST é uma espécie de microcosmo político, disputado por aqueles que se consideram (e são considerados) os politizados do curso de História da UFRGS. A adesão, o rechaço ou a indiferença quanto ao nosso espaço acadêmico depende de diversos fatores que vão além da disponibilidade do tempo para dedicar-se a esse tipo de atividade. Nesse afã de fazer prevalecer determinada postura política dentro do CHIST, o público confunde-se com o privado. Talvez esteja aí o caráter antidemocrático não propriamente das eleições do CHIST, mas de todas as gestões do centro acadêmico. As rixas não ocorrem somente no período para angariar os votos dos eleitores, mas ao longo da gestão da chapa vencedora em uma tentativa da chapa derrotada de desconstruir a política perpetrada por aqueles que venceram.

Anônimo disse...

bá, muito certo! li o que tu me mandou!!! foi tu mesmo quem mandou? O.o

de quem é o blog? gosto quando as pessoas pensam como eu!!!

beijo.

Eu mesmo disse...

Concordo contigo e com a Flávia.