20.12.07

Eu X Eu X Eu

Há uma confusão de eu's na mesma pessoa. Uma série de propostas, desejos, métodos e morais diferenciados, às vezes até antagônicas, convive conflituosamente na mesma pessoa. Ao final, à superfície se apresenta a moral, o desejo, a vontade vitoriosa.

E apenas uma deve ser dominante, restando às outras o esgueirar-se pelas ruelas mal iluminadas da psiquê, esperando o momento oportuno para pôr em xeque a "proposta" dominante. A personalidade é uma guerra. Uma guerra de posições diferenciadas, emergidas numa dada situação e em formação constante, com momentos de trégua, situações de aliança, as quais nada podem fazer contra a lógica do "sistema": apenas um pode dominar a superfície. Os indivíduos mais inconstantes, mais vacilantes, mais claudicantes - mais "fraquinhos" -, são os viventes de crises de "personalidade": não tem certeza das próprias sensações, das próprias morais, das próprias vontades, no fim das contas, das próprias decisões.

Há momentos da vida nos quais não se pode pensar muito, a resposta deve ser rápida e a decisão, mantida até segunda ordem. Senão, as conseqüências geradas pela inconsistência e pela indecisão são as mais danosas, as mais insuportáveis. Uma decisão, quando anconrada numa decisão firme, numa moral específica, deve ser mantida até segunda ordem, carregando todos os possíveis empecilhos como adereços da fantasia. Os adereços pesam, podem machucar, mas sem eles a fantasia não é tão bela. A escolha pela beleza pode chegar a ser, mesmo, uma escolha pela "insanidade". Mas a "insanidade" pode ser a racionalidade de quem vê a mesma coisa por outro ângulo ou, até, de quem descobre alguma coisa... nova.

3 comentários:

Anônimo disse...

Insanidade é algo abstrato a palavras, em geral é percebido por quem acha estranho!
Seja insano! Seja doido varrido para todos aqueles que são normais demais!
xD

Adube com rosas a cabeça desses tolos! E dê adubo as Rosas, Margaridas, Pedros, Paulos, Joãos, Marias, Filomenas, Ermenegildos, etc... etc...

nome: tecnocaos disse...

Se tem alguma coisa que eu realmente admiro é essa qualidade que tu comentastes.

Lembro de uma frase da musica do Jorge Ben: "um ponta de lança decidido".

Tomar decisão, e rápido, é algo muito valioso,porém acho que mais importante do que saber avançar é saber retroceder, sem teimosia ou orgulho, e também de forma rápida e segura.

Só que isso é muito mais difícil: passar por cima daquilo que já aconteceu... normalmente vivemos adorando nossos mortos, sem conseguir enterrá-los. Acho que isso causa a confusão de personalidades: os fantasmas do passado (e do futuro) que nos assombram.

Eu mesmo disse...

Gostei do que tu escreveu, tem um pouco a ver com a minha fase atual... ;)