23.1.10

Voto

Democracia significaria liberdade se o indivíduo tivesse possibilidade de escolher entre votar e não votar. Isto é, entre legitimar ou não a estrutura política vigente. Democracia significaria liberdade se o indivíduo tivesse possibilidade de gostar ou não dos símbolos patrióticos impostos pelo governo central.

Mas não! Nossa democracia significa ser obrigado a votar e legitimar a atuação de todo e qualquer biltre que asceda ao poder, mesmo que seja alguém para com quem se tenha ojeriza. Significa também prestar homenagens a simbolos bizarros e de péssimo gosto. Os hinos nacional e rio-grandense são atentados intelectuais jogados contra a cabeça de crianças em todo o País.

Acredito que um passo positivo para a consolidação da democracia no Brasil seria o de tornar facultativo o voto. O indivíduo só saíria de casa apenas se estivesse muuuito interessado em fazer eleger seu candidato. Naqueles casos em que não houvesse nenhum candidato em especial, o cidadão poderia ficar em casa, ao invés de fazer sua decisão de acordo com a oferta de santinhos.

Um comentário:

Rodrigo Cardia disse...

Apoiado!

Eu seria um daqueles que sairiam de casa pra ir votar (nem que fosse só pra impedir que o pior ganhasse), mas acho absurdo a pessoa ser OBRIGADA a votar. Isso deveria ser um direito, não um dever.