Grande piada!
Há dias vêm aparecendo notícias de tomada de reitorias pelo Brasil, desde a iniciativa dos alunos da USP.
"E agora chegou a nossa vez!"
Chegou a nossa vez de receber a cartilha do DCE (Diretório Central dos Estudantes), soltar gritos de ordem contra a reitoria e a política do governo Lula e, por fim, arrancar os cartazes e ir pra casa!
VÃO SE FUDÊ!
Pra mim esse é um momento único para juntar os estudantes e conversar sobre a vida da universidade, conversar sobre a política educacional do governo, sobre a posição do movimento estudantil... enfim, um momento especial pra conversar sobre a reforma universitária (que porra é essa?), sobre as cotas para negros, sobre o fechamento do arquivo contra a ditadura pela vaca da Yedda.
Momento único pq há ali a sensação de que nós, não só como estudantes mas como cidadãos, somos capazes de nos mobilizar, de debater, de reivindicar e, tão importante quanto os outros, de bater pé!
Momento único para conhecer outros incomodados, que querem pensar a situação, descobrir - e inventar - formas de intervenção social SEM A NECESSIDADE DE REPRESENTAÇÃO, sem se atrelar a porra nenhuma de partido que quer enfiar uma cartilha na tua cabeça, evitar que tu te canse pensando e, principalmente, para tu servir como bucha de canhão, que nem orc em campanhas de RPG.
É uma pena que essa ocupação acabe só como teatrinho de futuros políticos para aparecer na TV, fazendo grau entre os do partido e angariando voto no futuro!
Mas não há dúvida: só por ter conhecido esse pessoal q não quer representação, ter conhecido a lógica de alguns grupos políticos (em especial pela dos filhos da puta do Movimento Estudantil Liberdade, a escória da extrema direita que entende que política se resume a porrada e aumentar para R$ 4,50 o valor do Restaurante Universitário), por toda essa pequena experiência, não há dúvidas que já foi um pouco bom!
3 comentários:
Ocuparam a reitoria, falaram com o reitor e saíram da reitoria. E apareceram. Alguns deles vão estar nas eleições do ano que vem pedindo nossos votos para eles ganharem uma boa grana por mês.
Eu não dou meu voto a mais ninguém, CHIST e DCE eu voto nulo!
Bah nem me fala... essa ocupação teatral acabou com o meu feriado e com a ponta de esperança de uma mobilização verdadeira, la se vai mais uma oportunidade de mobilidade estudantil e ficam as campanhas políticas...
foi bom sim, uma puta experiência
mas não pára por aqui!
existem outros meios, e a representação os teme
mas essa palhaçada toda serviu como uma grande lição...
abraço!
Postar um comentário